Filipenses Carnes – Açougue Rio de Janeiro

6 dicas para organizar um excelente churrasco no dia dos pais

6 dicas para organizar um excelente churrasco no dia dos pais

Para comemorar o Dia dos Pais, nada como organizar um churrasco em casa com a família toda reunida, ocasião ideal para compartilhar momentos inesquecíveis com quem você ama. 

 

Mas, um bom churrasco precisa de organização. Então, se você deseja saber as melhores dicas para garantir o sucesso do churrasco no dia dos pais? Continue lendo e tenha sucesso como um verdadeiro campeão!

 

Se atente a limpeza da grelha

 

Parece óbvio mas, muitas vezes, grelhamos a carne sem antes limpar a grelha. Além de alterar o sabor, a sujeira acumulada forma uma barreira que causa um cozimento ruim. Para evitar isso, raspe a grelha em ambos os lados com uma escova de cerdas metálicas ou com um pedaço de tijolo (algumas pessoas também utilizam a técnica de esfregar pães duros). Em seguida, corte uma cebola ao meio e use-a para finalizar a limpeza dos dois lados da grelha.

 

Marinar a carne antes de grelhar

 

Para que o sabor da carne fique requintado, a chave é deixá-la marinar com antecedência por pelo menos algumas horas. Além dos temperos que você gosta, sal e pimenta, você pode experimentar o shoyo e limão em carnes de aves, um ingrediente delicioso que o papai vai adorar. 

 

Os molhos são importantes

 

Um churrasco é muito mais apreciado com um ou mais molhos que realçam o sabor da carne. Quer você os faça em casa ou use um que já esteja preparado, isso levará o churrasco de dia dos pais a um nível mais alto de sabor. 

 

Descongele a carne do churrasco de dia dos pais.

 

Uma vez que você já escolheu a carne que você vai comer. Se estiver congelado, retire-o um dia antes do freezer para o fundo da geladeira. Este passo é muito importante, pois assim a carne manterá sua suculência, que é o que você deseja ao cozinhá-la.

 

No caso das carnes, a picanha, o contrafilé e a fraldinha são as opções mais procuradas para datas especiais. Mas, você também pode acrescentar carne de porco (linguiças e panceta) e frango (coxa e sobrecoxa, coração, tulipa) para complementar o churrasco. 

 

Não esqueça de acrescentar legumes que podem ser assados na brasa, como batatas, cebolas e pimentões, além do famoso e delicioso pão de alho e abacaxi com canela que ficam uma delícia.

 

Não deixe o desespero te vencer no dia dos pais! 

 

O tempo ideal para grelhar a carne é entre 2 a 4 minutos de cada lado, dependendo da espessura do corte. Assim, a textura ficará crocante na superfície, macia por dentro e manterá aquele toque suculento que tanto gostamos. 

 

Porém, se for necessário aguardar mais tempo, aguarde. Preste atenção no ponto favorito dos convidados, pois algumas pessoas preferem carne mal passada, enquanto outras optam pela carne bem passada.


Um bom churrasco é aquele que respeita a individualidade de cada convidado.

 

Cuide do ambiente

 

Certifique-se de colocar a churrasqueira em um local onde o ar não sopre na direção de seus convidados, você evitará que a fumaça chegue até eles.

 

Faça uma playlist com músicas ecléticas (rock clássico, retrô e bossa nova, por exemplo) e não se esqueça de incluir as músicas favoritas do papai.

 

Escolha cores e imagens para acrescentar no ambiente que seu pai se identifique e torne o dia do homem que você mais ama especial. Demonstre que você se importa com o gosto e com as vontades dele. 

 

O churrasco do dia dos pais merece ser comemorado

 

Passar um tempo com o nosso “velho” é algo que deve ser valorizado e eternizado. Não deixe de comemorar cada dia dos pais ao lado do seu. Reúna a família e os amigos e aprecie um bom churrasco regado a música, conversas e muita risada.

 

Lembre-se que planejá-lo não precisa ser fonte de estresse, trata-se de colocar sua própria marca nele com muito carinho e desfrutar; portanto, mantenha nossas recomendações em mente.

Nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nossas ofertas e dicas práticas para o seu dia a dia!

Com anos de experiência, o Açougue Filipenses é destaque no Rio de Janeiro pela variedade de carnes e pelo atendimento excelente. 

Açougue Filipenses

Gostaria de saber mais sobre carnes saborosas e suculentas?

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana, passando bons momentos com a família e os amigos, mas sabe que não está nada fácil lidar com o aumento no preço das carnes nos últimos tempos, saiba que é possível economizar na hora de fazer o seu churrasco sem abrir mão do sabor e da qualidade dessa iguaria gastronômica que é uma das preferências culinárias dos brasileiros.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os acompanhamentos que vão te ajudar a economizar no seu churrasco em família!

 

Acompanhamentos para economizar em seu churrasco em família

Uma das coisas que grande parte dos brasileiros não abre mão é de passar bons momentos com a família e os amigos saboreando o bom e velho tradicional churrasco do fim de semana.

 

Carnes assadas no ponto, a linguiça especial, o frango ou galeto bem assado e suculento, saboreados junto com um pãozinho de alho e vinagrete não tem erro. Mas para que a sua refeição seja completa, você pode investir em alguns pratos que vão acabar fazendo com que você economize na hora de reunir a família e os amigos para essa especialidade da culinária brasileira.

 

E para este momento, existem acompanhamentos que também não podem faltar na hora de saborear o bom churrasco, não é mesmo?

 

Mesmo sendo a estrela principal deste tipo de evento gastronômico, a carne não precisa ser a única opção na hora de oferecer aos seus convidados um saboroso churrasco.

 

Você pode fazer deste momento uma refeição completa com acompanhamentos saborosos e que servem muito bem desde a entrada enquanto você e seus convidados esperam as carnes ficarem assadas.

 

Os acompanhamentos mais tradicionais que são servidos com o churrasco são o vinagrete, a farofa, o pão de alho e o arroz branco, mas nada impede que você inove o cardápio e ofereça outras opções tão saborosas que vão te ajudar a economizar na nora do churrasco, com ingredientes mais baratos e fáceis de serem encontrados nos supermercados e hortifrútis.

 

Para começar, além dos cortes tradicionais de carnes que são indispensáveis em um churrasco, para economizar, você pode incrementar com outros tipos de proteína como linguiças de frango ou suína que hoje em dia possuem ingredientes adicionais para oferecer aos consumidores um sabor diferenciado, como azeitonas, alho e pimenta, rúcula e tomate seco, queijo e bacon.

 

Cortes de frango também são bem-vindos e ficam muito suculentos assados na grelha da churrasqueira. Para dar um sabor para lá de especial, capriche no tempero para uma boa marinada e o sucesso é certo!

 

Se entre os convidados estiver alguém com uma alimentação mais light ou mesmo vegetariana, uma boa opção são os espetinhos de vegetais ou vegetais grelhados. Além de leves, os legumes assados assim podem ser temperados com limão, alho e o que mais você gostar para ficarem ainda mais saborosos.

Frutas em cubos assadas na grelha também farão sucesso entre aqueles que não dispensam um doce e podem ser servidas em espetinhos.

 

Uma boa farofa também não pode faltar no seu churrasco. Além de versátil, você pode optar por um sabor diferenciado e preparar uma farofa agridoce com bananas, seus convidados vão adorar.

 

Além do vinagrete tradicional de todos os churrascos, ofereça aos seus convidados uma boa salada. Faça um mix de folhas variadas, legumes e incremente com molhos que poderão ser servidos à parte na hora que cada convidado fizer seu prato.

 

Outra boa opção que nunca falha é a maionese de legumes! Essa tem lugar garantido em qualquer bom churrasco!

 

O arroz branco também costuma estar presente em todo churrasco, mas se você quer variar esta versão, procure acrescentar brócolis ou outro vegetal, como cenoura.

 

Outras boas opções para acompanhamento do seu churrasco são a mandioca cozida e a polenta frita. Ambas são simples e fáceis de fazer, além de agradar a praticamente todos os paladares, de adultos às crianças.

 

Um acompanhamento que também faz sucesso entre os brasileiros na hora do churrasco é um bom feijão tropeiro. Feito quase como uma farofa, este prato leva bacon, calabresa, couve manteiga, ovos e seus temperos a gosto, tornando-se quase uma refeição completa!