Filipenses Carnes – Açougue Rio de Janeiro

Como harmonizar vinhos com carnes nobres de forma perfeita

Como harmonizar vinhos com carnes nobres de forma perfeita

Descubra os principais segredos para harmonizar vinhos com carnes nobres de forma perfeita, seja para um jantar ou almoço em família/amigos.

 

Acreditamos firmemente que a carne não é apenas um ingrediente com o qual se constrói um prato a ser apresentado ao cliente, mas que tem uma história por trás que deve ser contada e valorizada. É por isso que a harmonização com o vinho não pode ser casual, mas deve realçar as qualidades desta história!

 

A carne sempre foi um alimento valorizado e procurado por muitos chefs. Por isso, vale à pena experimentar combinações exclusivas e refinadas.

 

Nos tempos antigos pensava-se que era o alimento da nobreza guerreira, na verdade, acreditava-se que era uma fonte de força e agressão.

 

Até à data, apesar do aumento de peixe e legumes, a carne continua a ser um dos pilares da nossa dieta, muitas vezes representando o prato principal em menus de todo o mundo.

 

Vinho e carne: o que você precisa prestar atenção para a harmonização

 

Para harmonizar vinhos com carnes nobres, devemos primeiro fazer uma premissa: a lenda do “vinho tinto com carne” significa tudo e nada.

 

O que importa é DISTINGUIR, CLASSIFICAR, ANALISAR.

 

Há muitos fatores a serem analisados:

 

  • O tipo de carne;
  • Como foi cozido;
  • Quaisquer molhos e especiarias

 

Há carnes brancas e vermelhas, carnes especiais, cortes mistos, miudezas, enchidos e muito mais.

 

A categoria de vinhos a utilizar na harmonização depende da raça escolhida e do tipo de lote utilizado.

 

Harmonizar vinhos com carnes branca

 

Como dissemos anteriormente, a “regra” do tinto com carne encontra várias exceções, a primeira delas diz respeito às aves: para os perus, galinhas e capões, cozinhados e temperados de forma simples, são indicados vinhos brancos com certa estrutura e personalidade.

 

Se, por outro lado, o tempero e o cozimento são mais elaborados, a intensidade gustativa do vinho também deve aumentar ao mesmo tempo.

 

Um frango grelhado ou um assado médio picante combinam com um bom rosé.

 

Se cozinhado com pimentos ou “alla cacciatora” combina perfeitamente com um tinto jovem e não muito alcoólico.

 

Algumas carnes vermelhas requerem a utilização de vinhos tintos estruturados, complexos e com bons componentes aromáticos.

 

A combinação com a vitela permite inúmeras variáveis, tantas como os tipos de tratamento e preparação da própria carne.

 

As vieiras devem ser acompanhadas com um tipo de vinho (branco) semelhante ao utilizado para a preparação do prato, se decidir bater com Sherry ou Marsala precisa de um vinho tinto encorpado para harmonizar a multiplicidade de aromas adquiridos durante a cozedura.

 

Vinho e carne vermelha

 

Para a carne grelhada a combinação mais indicada é com vinhos tintos encorpados que sabem secar a suculência marcada da carne com bom tanino e que amortecem a nota doce com acidez e frescura.

 

Os vinhos tintos são sempre os mais indicados, sendo aconselhável reservar os mais robustos, de envelhecimento médio e longo para a caça, utilizando vinhos tintos saborosos para a caça, com um bom ombro ácido com notas de especiarias em primeiro plano.

 

Em geral, com carnes vermelhas como linguiças, costelas, bifes, etc.. recomendamos um vinho tinto com corpo bem mais consistente.

 

Vinhos como esses, um pouco mais estruturados, são usados ​​para contrastar aquelas carnes mais gordas e saborosas.

 

Harmonizar vinhos com carnes magra

 

Para harmonizar vinhos com carnes magras (lombo de porco no forno, filé…), vamos precisar de um produto refinado, macio e aveludado.

 

Envelhecimento do vinho

 

O envelhecimento do vinho também é um dos fatores a considerar na escolha da combinação mais adequada para a carne.

 

Na verdade, podemos optar por um vinho jovem ou mais velho, dependendo de como a carne vermelha é cozida.

 

Por exemplo:

 

– Se formos servir carne crua ou levemente cozida ou carne mal passada, recomendamos combinar um vinho jovem e não necessariamente tinto, aliás, carne crua também pode combinar bem com vinhos brancos.

– No caso de carnes cozidas ou muito cozidas, como carnes estufadas, a escolha recai sobre um tinto envelhecido.

 

Harmonizar vinhos com carnes é uma arte com grandes nuances.

 

O engraçado é que não se trata apenas de uma regra obrigatória, mas de um conjunto de teorias e critérios que podem levar a diferentes soluções.

Nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nossas ofertas e dicas práticas para o seu dia a dia!

Com anos de experiência, o Açougue Filipenses é destaque no Rio de Janeiro pela variedade de carnes e pelo atendimento excelente. 

Açougue Filipenses

Gostaria de saber mais sobre carnes saborosas e suculentas?

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana, passando bons momentos com a família e os amigos, mas sabe que não está nada fácil lidar com o aumento no preço das carnes nos últimos tempos, saiba que é possível economizar na hora de fazer o seu churrasco sem abrir mão do sabor e da qualidade dessa iguaria gastronômica que é uma das preferências culinárias dos brasileiros.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os acompanhamentos que vão te ajudar a economizar no seu churrasco em família!

 

Acompanhamentos para economizar em seu churrasco em família

Uma das coisas que grande parte dos brasileiros não abre mão é de passar bons momentos com a família e os amigos saboreando o bom e velho tradicional churrasco do fim de semana.

 

Carnes assadas no ponto, a linguiça especial, o frango ou galeto bem assado e suculento, saboreados junto com um pãozinho de alho e vinagrete não tem erro. Mas para que a sua refeição seja completa, você pode investir em alguns pratos que vão acabar fazendo com que você economize na hora de reunir a família e os amigos para essa especialidade da culinária brasileira.

 

E para este momento, existem acompanhamentos que também não podem faltar na hora de saborear o bom churrasco, não é mesmo?

 

Mesmo sendo a estrela principal deste tipo de evento gastronômico, a carne não precisa ser a única opção na hora de oferecer aos seus convidados um saboroso churrasco.

 

Você pode fazer deste momento uma refeição completa com acompanhamentos saborosos e que servem muito bem desde a entrada enquanto você e seus convidados esperam as carnes ficarem assadas.

 

Os acompanhamentos mais tradicionais que são servidos com o churrasco são o vinagrete, a farofa, o pão de alho e o arroz branco, mas nada impede que você inove o cardápio e ofereça outras opções tão saborosas que vão te ajudar a economizar na nora do churrasco, com ingredientes mais baratos e fáceis de serem encontrados nos supermercados e hortifrútis.

 

Para começar, além dos cortes tradicionais de carnes que são indispensáveis em um churrasco, para economizar, você pode incrementar com outros tipos de proteína como linguiças de frango ou suína que hoje em dia possuem ingredientes adicionais para oferecer aos consumidores um sabor diferenciado, como azeitonas, alho e pimenta, rúcula e tomate seco, queijo e bacon.

 

Cortes de frango também são bem-vindos e ficam muito suculentos assados na grelha da churrasqueira. Para dar um sabor para lá de especial, capriche no tempero para uma boa marinada e o sucesso é certo!

 

Se entre os convidados estiver alguém com uma alimentação mais light ou mesmo vegetariana, uma boa opção são os espetinhos de vegetais ou vegetais grelhados. Além de leves, os legumes assados assim podem ser temperados com limão, alho e o que mais você gostar para ficarem ainda mais saborosos.

Frutas em cubos assadas na grelha também farão sucesso entre aqueles que não dispensam um doce e podem ser servidas em espetinhos.

 

Uma boa farofa também não pode faltar no seu churrasco. Além de versátil, você pode optar por um sabor diferenciado e preparar uma farofa agridoce com bananas, seus convidados vão adorar.

 

Além do vinagrete tradicional de todos os churrascos, ofereça aos seus convidados uma boa salada. Faça um mix de folhas variadas, legumes e incremente com molhos que poderão ser servidos à parte na hora que cada convidado fizer seu prato.

 

Outra boa opção que nunca falha é a maionese de legumes! Essa tem lugar garantido em qualquer bom churrasco!

 

O arroz branco também costuma estar presente em todo churrasco, mas se você quer variar esta versão, procure acrescentar brócolis ou outro vegetal, como cenoura.

 

Outras boas opções para acompanhamento do seu churrasco são a mandioca cozida e a polenta frita. Ambas são simples e fáceis de fazer, além de agradar a praticamente todos os paladares, de adultos às crianças.

 

Um acompanhamento que também faz sucesso entre os brasileiros na hora do churrasco é um bom feijão tropeiro. Feito quase como uma farofa, este prato leva bacon, calabresa, couve manteiga, ovos e seus temperos a gosto, tornando-se quase uma refeição completa!