Filipenses Carnes – Açougue Rio de Janeiro

Dicas e curiosidades sobre hambúrguer caseiro

Dicas e curiosidades sobre hambúrguer caseiro

Um bom hambúrguer caseiro pode ser considerado uma refeição completa e não mais um mero lanche como antigamente.

 

Com o crescimento no número de lanchonetes e hamburguerias voltadas para este tipo de prato no Brasil, ainda é comum que existam algumas dúvidas sobre essa iguaria que com certeza agrada ao paladar de grande parte das pessoas, seja para uma refeição rápida ou mesmo uma confraternização entre os amigos e a família.

 

Se você quer descobrir algumas dicas e curiosidades sobre o hambúrguer caseiro, continue lendo este artigo!

 

Dicas e curiosidades sobre o hambúrguer caseiro

 

A ideia de preparar um hambúrguer caseiro pode parecer muito simples, mas existem variações que podem fazer dele uma refeição completa para poder ser saboreada nos momentos de correria ou mesmo na companhia dos amigos e da família.

 

Um hambúrguer suculento e saboroso, preparado em casa, tem mesmo sempre um toque especial que pode tornar esse momento da refeição inesquecível.

 

E para incrementar esse momento, que tal conhecer algumas curiosidades sobre este prato que podem render boas conversas nesta hora?

 

De onde vem o nome?

 

O nome do conhecido hambúrguer foi trazido para o Brasil por imigrantes alemães há cerca de 200 anos, remetendo à cidade que deu origem ao prato, Hamburgo.

 

Quem é o maior consumidor de hambúrgueres no mundo?

 

Com uma população estimada em mais de 320 milhões de habitantes, os Estados Unidos é o maior consumidor de hambúrguer do mundo.

 

Por ano, chegam a ser consumidos aproximadamente, cerca de 14 bilhões de hambúrgueres, dá para acreditar?

 

No mínimo, cada americano chega a consumir – por ano – cerca de 45 hambúrgueres.

 

Aparência nada apetitosa

 

Sabe aquela máxima de que a gente começa a comer pelos olhos, por conta da aparência da comida? Pois é, ela não se aplica ao surgimento dos primeiros hambúrgueres. 

 

Os primeiros hambúrgueres estiveram presentes na alimentação dos antigos tártaros na região da Mongólia. Como passavam o dia inteiro em cavalgadas em busca de novas terras ou se preparando para combates, a carne era o principal alimento que tinham à sua disposição por conta da prática da caça.

 

Por conta da firmeza da carne pelas fibras presentes nos cortes, os tártaros, buscando uma forma mais fácil de transportar seus alimentos, passaram a cortar a carne em pedaços menores para poder acomodá-la por entre as selas dos cavalos. 

 

Com o peso do corpo em cima dos cavalos e o sobe e desce conhecido no trote, a carne acabava ficando tão amassada como se tivesse sido moída, por isso, ficava bem macia para o consumo.

 

Muitas pessoas acabavam comendo essa carne crua mesmo. Indigesto, não?

 

Dicas para fazer um hambúrguer caseiro no capricho

 

Se você pensa que por ser feito em casa o hambúrguer não pode ter um sabor todo especial, digno das melhores hamburguerias do país, está enganado!

 

Um bom hambúrguer artesanal, ou caseiro como muitos preferem dizer, é feito com um blend (mistura) de carnes que pode deixá-lo extremamente saboroso, macio e suculento.

 

Uma dica tão importante quando fundamental para a hora de preparar seu hambúrguer em casa: nada de ovo ou qualquer tipo de farinha para “dar liga”, hein?

 

Combinações de carnes

 

Você pode combinar dois ou mais tipos de carne na hora de preparar seu hambúrguer em casa.

 

Boas opções são peito e acém que têm um teor de gordura na medida certa para dar a liga sem deixar o hambúrguer pesado e com gosto residual de gordura.

 

Costela e acém também é uma combinação muito usada para quem gosta do sabor acentuado da costela, além disso, a gordura presente neste corte de carne ajuda a deixar o hambúrguer mais macio e suculento.

 

Use carne magra no seu hamburguer caseiro

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o hambúrguer caseiro precisa da gordura presente na carne para ter liga e ser suculento. Para um hambúrguer saboroso, é preciso ter entre 20 e 25% de gordura, do contrário, ele fica ressecado e se desmancha com facilidade.

 

O ideal é que o hambúrguer não seja muito grosso para que ele consiga ser cozido de maneira igual dos dois lados.

 

Para preparar o hambúrguer na grelha, o ideal é moldá-lo um pouco mais grosso para não correr o risco de se desmanchar.

 

Depois de prontos, você pode usar a sua criatividade na hora de montar os lanches, usando folhas verdes frescas como alface e rúcula, tomate, cebola caramelizada, bacon e os mais diversos tipos de molhos.

Nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nossas ofertas e dicas práticas para o seu dia a dia!

Com anos de experiência, o Açougue Filipenses é destaque no Rio de Janeiro pela variedade de carnes e pelo atendimento excelente. 

Açougue Filipenses

Gostaria de saber mais sobre carnes saborosas e suculentas?

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana, passando bons momentos com a família e os amigos, mas sabe que não está nada fácil lidar com o aumento no preço das carnes nos últimos tempos, saiba que é possível economizar na hora de fazer o seu churrasco sem abrir mão do sabor e da qualidade dessa iguaria gastronômica que é uma das preferências culinárias dos brasileiros.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os acompanhamentos que vão te ajudar a economizar no seu churrasco em família!

 

Acompanhamentos para economizar em seu churrasco em família

Uma das coisas que grande parte dos brasileiros não abre mão é de passar bons momentos com a família e os amigos saboreando o bom e velho tradicional churrasco do fim de semana.

 

Carnes assadas no ponto, a linguiça especial, o frango ou galeto bem assado e suculento, saboreados junto com um pãozinho de alho e vinagrete não tem erro. Mas para que a sua refeição seja completa, você pode investir em alguns pratos que vão acabar fazendo com que você economize na hora de reunir a família e os amigos para essa especialidade da culinária brasileira.

 

E para este momento, existem acompanhamentos que também não podem faltar na hora de saborear o bom churrasco, não é mesmo?

 

Mesmo sendo a estrela principal deste tipo de evento gastronômico, a carne não precisa ser a única opção na hora de oferecer aos seus convidados um saboroso churrasco.

 

Você pode fazer deste momento uma refeição completa com acompanhamentos saborosos e que servem muito bem desde a entrada enquanto você e seus convidados esperam as carnes ficarem assadas.

 

Os acompanhamentos mais tradicionais que são servidos com o churrasco são o vinagrete, a farofa, o pão de alho e o arroz branco, mas nada impede que você inove o cardápio e ofereça outras opções tão saborosas que vão te ajudar a economizar na nora do churrasco, com ingredientes mais baratos e fáceis de serem encontrados nos supermercados e hortifrútis.

 

Para começar, além dos cortes tradicionais de carnes que são indispensáveis em um churrasco, para economizar, você pode incrementar com outros tipos de proteína como linguiças de frango ou suína que hoje em dia possuem ingredientes adicionais para oferecer aos consumidores um sabor diferenciado, como azeitonas, alho e pimenta, rúcula e tomate seco, queijo e bacon.

 

Cortes de frango também são bem-vindos e ficam muito suculentos assados na grelha da churrasqueira. Para dar um sabor para lá de especial, capriche no tempero para uma boa marinada e o sucesso é certo!

 

Se entre os convidados estiver alguém com uma alimentação mais light ou mesmo vegetariana, uma boa opção são os espetinhos de vegetais ou vegetais grelhados. Além de leves, os legumes assados assim podem ser temperados com limão, alho e o que mais você gostar para ficarem ainda mais saborosos.

Frutas em cubos assadas na grelha também farão sucesso entre aqueles que não dispensam um doce e podem ser servidas em espetinhos.

 

Uma boa farofa também não pode faltar no seu churrasco. Além de versátil, você pode optar por um sabor diferenciado e preparar uma farofa agridoce com bananas, seus convidados vão adorar.

 

Além do vinagrete tradicional de todos os churrascos, ofereça aos seus convidados uma boa salada. Faça um mix de folhas variadas, legumes e incremente com molhos que poderão ser servidos à parte na hora que cada convidado fizer seu prato.

 

Outra boa opção que nunca falha é a maionese de legumes! Essa tem lugar garantido em qualquer bom churrasco!

 

O arroz branco também costuma estar presente em todo churrasco, mas se você quer variar esta versão, procure acrescentar brócolis ou outro vegetal, como cenoura.

 

Outras boas opções para acompanhamento do seu churrasco são a mandioca cozida e a polenta frita. Ambas são simples e fáceis de fazer, além de agradar a praticamente todos os paladares, de adultos às crianças.

 

Um acompanhamento que também faz sucesso entre os brasileiros na hora do churrasco é um bom feijão tropeiro. Feito quase como uma farofa, este prato leva bacon, calabresa, couve manteiga, ovos e seus temperos a gosto, tornando-se quase uma refeição completa!