Filipenses Carnes – Açougue Rio de Janeiro

Como escolher o tempero certo para cada tipo de carne

Como escolher o tempero certo para cada tipo de carne

Afina, existe tempero certo para cada tipo de carne?

 

Cada pessoa tem sua forma de temperar a comida para que ela fique mais saborosa, não é mesmo?

 

E isso se torna até uma marca pessoal de cada cozinheiro, que acaba recebendo elogios por ‘aquele toque especial’ que ninguém faz igual.

 

Mas na hora de utilizar temperos e especiarias em pratos que levam carne, você sabe quais são as melhores escolhas?

 

Se você quer dar um toque especial nos seus pratos, mas não sabe como escolher os melhores temperos para cada tipo de carne, continue lendo este artigo para tirar todas as suas dúvidas!

 

Como escolher o tempero certo para cada tipo de carne

 

Pensar em cozinhar é também pensar em quais temperos e especiarias vamos utilizar para preparar o prato que escolhemos.

 

E existem temperos que se adaptam melhor a determinados ingredientes. Com a escolha correta de temperos e especiarias é possível não apenas dar aquele toque todo especial que garante elogios, mas também realçar o sabor dos alimentos.

 

Com as carnes não é diferente.

 

Existem temperos e especiarias que combinam melhor com cortes de carne bovina, outros deixam o sabor do frango muito mais gostoso e para as carnes suínas existem aqueles temperos que dão o toque final e realçam o sabor do seu prato.

 

Saiba agora como escolher o tempero certo para cada tipo de carne e faça sucesso na cozinha!

 

Tempero certo para carnes vermelhas

 

Existem pessoas que são adeptas apenas do sal, alho e cebola na hora de cozinhar. Muitas vezes isso pode acontecer pela falta de conhecimento sobre temperos e especiarias que podem dar um gostinho mais que especial nos alimentos e, muitos deles, ainda trazem benefícios para a saúde, sabia?

 

Por ter um sabor um pouco mais forte que os cortes de aves, peixes e suínos, as carnes vermelhas aceitam temperos também mais fortes que os outros tipos de carne, inclusive em marinadas, que são preparados repletos de sabor nos quais as carnes ficam descansando com antecedência ao preparo do prato para que os temperos penetrem na carne para deixá-la ainda mais saborosa.

 

Mas o ideal mesmo, para que todos os temperos escolhidos sejam realmente aproveitados em todo o seu sabor, é que o preparo seja no mínimo com 30 minutos de antecedência.

 

Alguns temperos utilizados nas carnes vermelhas também são capazes de ajudar no momento de digestão, facilitando o processo.

 

Veja os melhores temperos para carnes vermelhas:

 

  • Alho: ajuda a realçar o sabor dos alimentos e ajuda na digestão, mas deve ser usado com moderação para o sabor desse tempero não sobressair demais.
  • Curry: tem sabor picante e aroma marcante; é uma mistura de especiarias muito consumida na Índia.
  • Noz-moscada: também auxilia na digestão e confere um sabor diferenciado aos seus pratos.

 

Temperos como alecrim, pimenta-do-reino, cominho, cebola e cebolinha, orégano, louro, páprica, tomilho, salsinha, chimichurri e pimentas de diversos tipos, casam bem com carnes vermelhas.

 

Tempero para aves

 

De sabor e textura mais delicados, as aves também pedem temperos um pouco mais suaves e em menor quantidade.

 

As carnes de aves também precisam ser preparadas com um pouco de antecedência para que os temperos penetrem na carne antes do cozimento, já que esse tipo de carne costuma demorar um pouco mais para absorver todos os sabores.

 

Os temperos que mais combinam com as carnes de aves são alho, tomilho, açafrão, manjericão, louro, coentro, sálvia, limão, manjerona, orégano, páprica e alecrim, além dos tradicionais salsa, cebola, cebolinha e pimenta-do-reino.

 

Tempero certo para peixes

 

Com a carne delicada dos peixes, não é preciso muito exagero na hora de escolher os temperos.

 

Sal, alho, limão, pimenta-do-reino, dill ou endro, mostarda e estragão são boas opções além dos mais comuns já citados.

 

Carne suína e carneiro

 

Com um sabor mais marcante e diferenciado, essas carnes combinam com temperos como alecrim, limão, alho, chumichurri, pimenta calabresa, hortelã, manjericão, manjerona, shoyo e os tradicionais cebola, cebolinha e pimenta-do-reino.

 

Procure preparar esses cortes de carne com um pouco de antecedência para que os temperos se integrem ao sabor da carne.

 

Uma dica valiosa e que vale para qualquer tipo de carne na hora de escolher os temperos: nada de misturar tudo de uma vez só. Escolha no máximo entre 3 e 4 tipos de temperos e especiarias que se harmonizem entre si para não correr o risco de estragar o prato.

Nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nossas ofertas e dicas práticas para o seu dia a dia!

Com anos de experiência, o Açougue Filipenses é destaque no Rio de Janeiro pela variedade de carnes e pelo atendimento excelente. 

Açougue Filipenses

Gostaria de saber mais sobre carnes saborosas e suculentas?

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana, passando bons momentos com a família e os amigos, mas sabe que não está nada fácil lidar com o aumento no preço das carnes nos últimos tempos, saiba que é possível economizar na hora de fazer o seu churrasco sem abrir mão do sabor e da qualidade dessa iguaria gastronômica que é uma das preferências culinárias dos brasileiros.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os acompanhamentos que vão te ajudar a economizar no seu churrasco em família!

 

Acompanhamentos para economizar em seu churrasco em família

Uma das coisas que grande parte dos brasileiros não abre mão é de passar bons momentos com a família e os amigos saboreando o bom e velho tradicional churrasco do fim de semana.

 

Carnes assadas no ponto, a linguiça especial, o frango ou galeto bem assado e suculento, saboreados junto com um pãozinho de alho e vinagrete não tem erro. Mas para que a sua refeição seja completa, você pode investir em alguns pratos que vão acabar fazendo com que você economize na hora de reunir a família e os amigos para essa especialidade da culinária brasileira.

 

E para este momento, existem acompanhamentos que também não podem faltar na hora de saborear o bom churrasco, não é mesmo?

 

Mesmo sendo a estrela principal deste tipo de evento gastronômico, a carne não precisa ser a única opção na hora de oferecer aos seus convidados um saboroso churrasco.

 

Você pode fazer deste momento uma refeição completa com acompanhamentos saborosos e que servem muito bem desde a entrada enquanto você e seus convidados esperam as carnes ficarem assadas.

 

Os acompanhamentos mais tradicionais que são servidos com o churrasco são o vinagrete, a farofa, o pão de alho e o arroz branco, mas nada impede que você inove o cardápio e ofereça outras opções tão saborosas que vão te ajudar a economizar na nora do churrasco, com ingredientes mais baratos e fáceis de serem encontrados nos supermercados e hortifrútis.

 

Para começar, além dos cortes tradicionais de carnes que são indispensáveis em um churrasco, para economizar, você pode incrementar com outros tipos de proteína como linguiças de frango ou suína que hoje em dia possuem ingredientes adicionais para oferecer aos consumidores um sabor diferenciado, como azeitonas, alho e pimenta, rúcula e tomate seco, queijo e bacon.

 

Cortes de frango também são bem-vindos e ficam muito suculentos assados na grelha da churrasqueira. Para dar um sabor para lá de especial, capriche no tempero para uma boa marinada e o sucesso é certo!

 

Se entre os convidados estiver alguém com uma alimentação mais light ou mesmo vegetariana, uma boa opção são os espetinhos de vegetais ou vegetais grelhados. Além de leves, os legumes assados assim podem ser temperados com limão, alho e o que mais você gostar para ficarem ainda mais saborosos.

Frutas em cubos assadas na grelha também farão sucesso entre aqueles que não dispensam um doce e podem ser servidas em espetinhos.

 

Uma boa farofa também não pode faltar no seu churrasco. Além de versátil, você pode optar por um sabor diferenciado e preparar uma farofa agridoce com bananas, seus convidados vão adorar.

 

Além do vinagrete tradicional de todos os churrascos, ofereça aos seus convidados uma boa salada. Faça um mix de folhas variadas, legumes e incremente com molhos que poderão ser servidos à parte na hora que cada convidado fizer seu prato.

 

Outra boa opção que nunca falha é a maionese de legumes! Essa tem lugar garantido em qualquer bom churrasco!

 

O arroz branco também costuma estar presente em todo churrasco, mas se você quer variar esta versão, procure acrescentar brócolis ou outro vegetal, como cenoura.

 

Outras boas opções para acompanhamento do seu churrasco são a mandioca cozida e a polenta frita. Ambas são simples e fáceis de fazer, além de agradar a praticamente todos os paladares, de adultos às crianças.

 

Um acompanhamento que também faz sucesso entre os brasileiros na hora do churrasco é um bom feijão tropeiro. Feito quase como uma farofa, este prato leva bacon, calabresa, couve manteiga, ovos e seus temperos a gosto, tornando-se quase uma refeição completa!