Filipenses Carnes – Açougue Rio de Janeiro

História do churrasco: como surgiu o famoso churrasco

História do churrasco: como surgiu o famoso churrasco

A história do churrasco: O termo churrasco nos faz pensar nos domingos ao ar livre com amigos e parentes decididos a esquentar a carne entre uma conversa e outra. 

 

Na realidade, esta técnica de cozinhar a carne a baixa temperatura sobre uma chama indireta tem origens muito antigas e a sua história está intimamente ligada à do sul dos Estados Unidos.

 

As origens do churrasco são muito antigas e parecem remontar ao tempo de Cristóvão Colombo, quando pisou pela primeira vez em solo americano (que confundiu com as Índias). 

 

Os nativos americanos da ilhota em que a frota de Colombo desembarcou deram as boas-vindas a todos os membros da tripulação. Estes puderam observar como, quando lhes ofereciam a carne, ela era cozida em uma chama NÃO direta, mas que passava de alguns feixes de madeira verde por uma esteira.de madeira. 

 

A esteira foi usada para evitar o contato da carne com a terra, com insetos e outras contaminações. A fumaça que saía do cozimento também tinha a mesma função, que servia para conservar os alimentos por muito tempo e mantê-los seguros. 

 

Tendo aprendido a técnica, os colonizadores espanhóis se mudaram para outras áreas da América do Norte, tanto que no final do século XVI o método do churrasco também chegou à atual Virgínia.

 

Ou seja, quando Cristóvão Colombo chegou à América Central, principalmente ao Caribe, encontrou tribos indígenas locais cozinhando a carne em uma fonte de calor, usando uma esteira de madeira suspensa sobre uma camada de brasas de madeira.

 

A finalidade da esteira era manter a carne afastada do solo e da contaminação por insetos e outros animais terrestres, enquanto a fumaça afastava os insetos voadores e contribuía para a longa conservação dos alimentos. Eles costumavam chamar essa técnica de cozimento de baa-bu-kan.

 

Graças às migrações, o método chegou aos índios nativos da América, permanecendo praticamente inalterado em sua configuração, mas mudando seu nome para barbacoa.

 

Sabemos que em 1540, num acampamento (no atual Mississippi), na presença do explorador Hernando de Soto, foi feita uma festa com carne de porco cozida em barbacoa.

 

A técnica então, tornando-se cada vez mais popular entre a população, se espalhou até o norte da Virgínia.

 

Os espanhóis regressaram à Europa com grande entusiasmo trazendo este “novo” método de cozedura, criando uma versão mais moderna, deslocando a cozedura em longos paralelepípedos cobertos com chapas de ferro, dando o nome final em churrasco (barbecue).

 

A extraordinária capacidade de amolecer até os cortes de carne mais pobres e tenazes, aliada aos baixos custos de produção, facilitou sua difusão entre a população “pobre”.

 

Ao longo dos anos, o churrasco ultrapassou o limite geográfico dos Estados Unidos para se tornar uma técnica de cozimento de carne praticada e amada no resto do mundo. Aliás, para nós, hoje, o churrasco é sinónimo de tempo ao ar livre com os amigos, em todas as épocas do ano para saborear as delícias da carne combinada com molhos e cerveja.

 

No Brasil, o churrasco chegou por volta do século XVII no Rio Grande do Sul, junto com os Sete Povos das Missões, que tinha como “missão” catequizar o povo daquela região.

 

A etimologia do termo “churrasco”

 

De onde vem a palavra “churrasco”? 

 

Parece que os espanhóis, referindo-se à sua pátria do método de cozinhar que haviam observado na América, o chamavam de “Barbacoa”, do original “Baa bu kan” do Caribe. 

 

Outros, no entanto, atribuem o termo ao ditado francês “de la barbe a la queque” (da cabeça à cauda), que, no entanto, indicava especificamente mais cozimento no espeto. Parece, portanto, que a palavra espanhola é mais confiável.

 

Você conhecia a história do churrasco? Aproveita pra contar essa história na sua próxima reunião com os amigos regada a muita carne boa e cerveja!

Nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nossas ofertas e dicas práticas para o seu dia a dia!

Com anos de experiência, o Açougue Filipenses é destaque no Rio de Janeiro pela variedade de carnes e pelo atendimento excelente. 

Açougue Filipenses

Gostaria de saber mais sobre carnes saborosas e suculentas?

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana, passando bons momentos com a família e os amigos, mas sabe que não está nada fácil lidar com o aumento no preço das carnes nos últimos tempos, saiba que é possível economizar na hora de fazer o seu churrasco sem abrir mão do sabor e da qualidade dessa iguaria gastronômica que é uma das preferências culinárias dos brasileiros.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os acompanhamentos que vão te ajudar a economizar no seu churrasco em família!

 

Acompanhamentos para economizar em seu churrasco em família

Uma das coisas que grande parte dos brasileiros não abre mão é de passar bons momentos com a família e os amigos saboreando o bom e velho tradicional churrasco do fim de semana.

 

Carnes assadas no ponto, a linguiça especial, o frango ou galeto bem assado e suculento, saboreados junto com um pãozinho de alho e vinagrete não tem erro. Mas para que a sua refeição seja completa, você pode investir em alguns pratos que vão acabar fazendo com que você economize na hora de reunir a família e os amigos para essa especialidade da culinária brasileira.

 

E para este momento, existem acompanhamentos que também não podem faltar na hora de saborear o bom churrasco, não é mesmo?

 

Mesmo sendo a estrela principal deste tipo de evento gastronômico, a carne não precisa ser a única opção na hora de oferecer aos seus convidados um saboroso churrasco.

 

Você pode fazer deste momento uma refeição completa com acompanhamentos saborosos e que servem muito bem desde a entrada enquanto você e seus convidados esperam as carnes ficarem assadas.

 

Os acompanhamentos mais tradicionais que são servidos com o churrasco são o vinagrete, a farofa, o pão de alho e o arroz branco, mas nada impede que você inove o cardápio e ofereça outras opções tão saborosas que vão te ajudar a economizar na nora do churrasco, com ingredientes mais baratos e fáceis de serem encontrados nos supermercados e hortifrútis.

 

Para começar, além dos cortes tradicionais de carnes que são indispensáveis em um churrasco, para economizar, você pode incrementar com outros tipos de proteína como linguiças de frango ou suína que hoje em dia possuem ingredientes adicionais para oferecer aos consumidores um sabor diferenciado, como azeitonas, alho e pimenta, rúcula e tomate seco, queijo e bacon.

 

Cortes de frango também são bem-vindos e ficam muito suculentos assados na grelha da churrasqueira. Para dar um sabor para lá de especial, capriche no tempero para uma boa marinada e o sucesso é certo!

 

Se entre os convidados estiver alguém com uma alimentação mais light ou mesmo vegetariana, uma boa opção são os espetinhos de vegetais ou vegetais grelhados. Além de leves, os legumes assados assim podem ser temperados com limão, alho e o que mais você gostar para ficarem ainda mais saborosos.

Frutas em cubos assadas na grelha também farão sucesso entre aqueles que não dispensam um doce e podem ser servidas em espetinhos.

 

Uma boa farofa também não pode faltar no seu churrasco. Além de versátil, você pode optar por um sabor diferenciado e preparar uma farofa agridoce com bananas, seus convidados vão adorar.

 

Além do vinagrete tradicional de todos os churrascos, ofereça aos seus convidados uma boa salada. Faça um mix de folhas variadas, legumes e incremente com molhos que poderão ser servidos à parte na hora que cada convidado fizer seu prato.

 

Outra boa opção que nunca falha é a maionese de legumes! Essa tem lugar garantido em qualquer bom churrasco!

 

O arroz branco também costuma estar presente em todo churrasco, mas se você quer variar esta versão, procure acrescentar brócolis ou outro vegetal, como cenoura.

 

Outras boas opções para acompanhamento do seu churrasco são a mandioca cozida e a polenta frita. Ambas são simples e fáceis de fazer, além de agradar a praticamente todos os paladares, de adultos às crianças.

 

Um acompanhamento que também faz sucesso entre os brasileiros na hora do churrasco é um bom feijão tropeiro. Feito quase como uma farofa, este prato leva bacon, calabresa, couve manteiga, ovos e seus temperos a gosto, tornando-se quase uma refeição completa!