Filipenses Carnes – Açougue Rio de Janeiro

Saiba identificar quando a carne está vencida ou estragada

Saiba identificar quando a carne está vencida ou estragada.

Você sabe reconhecer a carne estragada ou vencida? Aprenda agora e nunca mais consuma alimentos inapropriados.


As doenças transmitidas por alimentos, das quais a salmonelose é uma das mais comuns, são responsáveis por milhões de casos de intoxicação todos os anos. Na maioria das vezes, a contração dessas doenças se deve ao consumo de carne em mau estado. A possibilidade de contrair essas doenças é maior quanto mais velha for a carne. 


Saber reconhecer se a carne não está mais em boas condições pode evitar que tenhamos que experimentar todos os efeitos indesejados da intoxicação alimentar.

Neste artigo explicamos como reconhecer a carne ruim, oferecendo dicas que evitarão que você sofra uma intoxicação alimentar.



Passos a seguir para identificar carne estragada ou vencida:


Verifique as datas de validade e validade indicadas na embalagem da carne. Se a data de validade tiver passado, evite estritamente comprar o produto, mesmo que o preço seja muito baixo. Se absurdamente a embalagem da carne não indicar a data de validade, o lote e a data de embalagem, não compre a carne. A venda de carne vencida é crime e os locais onde essa prática ocorre devem ser denunciados imediatamente.


Sempre verifique a cor da carne antes de comprá-la. A data de validade não precisa necessariamente ter passado para encontrar a carne em mau estado, pode ter sido mal armazenada. Além disso, lembre-se de que, se a cor tiver alguma nuance, isso não significa necessariamente que a carne não esteja boa para consumo. A carne de aves também pode ser de cor branca a azul ou amarela.

 

Quando em excelentes condições, a carne de porco crua é de cor cinza-rosada. A maioria das pessoas acredita que a cor certa da carne crua cortada é o vermelho vivo, mas a verdade é que essa cor não é natural da carne fresca, na verdade ocorre quando a carne é exposta ao ar. Se a carne tiver sido cortada e embalada a vácuo, terá uma cor vermelha arroxeada.

 

Ao contrário da crença popular, o fato de a vitela ficar marrom não significa que não esteja em boas condições. A carne dos animais adultos certamente será mais escura do que a dos animais mais jovens.


Além disso, deve-se considerar que, às vezes, a iluminação do açougue pode causar uma reação nas cores da carne, na verdade, pode parecer marrom ou avermelhada.

 

Sinta o cheiro da carne. Esta é provavelmente a maneira mais imediata de descobrir se a carne não está em boa forma. Para qualquer tipo de carne, se tiver cheiro rançoso ou desagradável, não é bom comer.Você pode comprar carne no açougue que parece fresca, mas tem um leve odor.


Isso pode significar que a carne está estragando ou que monóxido de carbono foi usado para preservar a carne para manter a cor vibrante, mesmo depois de estragada.Em qualquer caso, não há risco.


A carne de aves assume um cheiro pútrido quando começa a ficar ruim, e seu cheiro geralmente consegue desencorajar até mesmo aqueles com estômago forte.


Aproveite o tempo para inspecionar a carne. A carne estragada geralmente tem uma textura viscosa, o que significa que as bactérias estão se multiplicando em sua superfície. A carne estragada, especialmente a carne de aves, torna-se pegajosa. Se houver áreas que ficaram pretas ou verdes escuras, significa que os fungos começaram a germinar.


Na dúvida, jogue fora a carne mesmo que já tenha comprado, e se notar carne estragada à venda, onde quer que esteja, chame a fiscalização sanitária. As pessoas que especulam sobre saúde devem ser detidas e punidas.

Neste artigo explicamos-lhe como reconhecer a carne em mau estado, se é um amante apaixonado de bifes recomendamos que não perca nenhum dos nossos posts.


Observação:

  • Deixar a carne no freezer por muito tempo não danificará o produto, mas certamente mudará de cor e os nutrientes da carne serão perdidos. Se a carne for cozida no frio do freezer ela fica amarga e seca.
  • A carne mal cozida, mesmo que fresca, pode correr os mesmos riscos de uma pessoa que come carne ruim. Portanto, é preferível cozinhá-lo bem para minimizar o risco de contrair doenças através dos alimentos.
  • Não confie absolutamente na data de venda ou embalagem para avaliar sua frescura, pois esses dados podem ser manipulados. Tente usar o bom senso para decidir se a carne é boa ou não.

Nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nossas ofertas e dicas práticas para o seu dia a dia!

Com anos de experiência, o Açougue Filipenses é destaque no Rio de Janeiro pela variedade de carnes e pelo atendimento excelente. 

Açougue Filipenses

Gostaria de saber mais sobre carnes saborosas e suculentas?

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana, passando bons momentos com a família e os amigos, mas sabe que não está nada fácil lidar com o aumento no preço das carnes nos últimos tempos, saiba que é possível economizar na hora de fazer o seu churrasco sem abrir mão do sabor e da qualidade dessa iguaria gastronômica que é uma das preferências culinárias dos brasileiros.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os acompanhamentos que vão te ajudar a economizar no seu churrasco em família!

 

Acompanhamentos para economizar em seu churrasco em família

Uma das coisas que grande parte dos brasileiros não abre mão é de passar bons momentos com a família e os amigos saboreando o bom e velho tradicional churrasco do fim de semana.

 

Carnes assadas no ponto, a linguiça especial, o frango ou galeto bem assado e suculento, saboreados junto com um pãozinho de alho e vinagrete não tem erro. Mas para que a sua refeição seja completa, você pode investir em alguns pratos que vão acabar fazendo com que você economize na hora de reunir a família e os amigos para essa especialidade da culinária brasileira.

 

E para este momento, existem acompanhamentos que também não podem faltar na hora de saborear o bom churrasco, não é mesmo?

 

Mesmo sendo a estrela principal deste tipo de evento gastronômico, a carne não precisa ser a única opção na hora de oferecer aos seus convidados um saboroso churrasco.

 

Você pode fazer deste momento uma refeição completa com acompanhamentos saborosos e que servem muito bem desde a entrada enquanto você e seus convidados esperam as carnes ficarem assadas.

 

Os acompanhamentos mais tradicionais que são servidos com o churrasco são o vinagrete, a farofa, o pão de alho e o arroz branco, mas nada impede que você inove o cardápio e ofereça outras opções tão saborosas que vão te ajudar a economizar na nora do churrasco, com ingredientes mais baratos e fáceis de serem encontrados nos supermercados e hortifrútis.

 

Para começar, além dos cortes tradicionais de carnes que são indispensáveis em um churrasco, para economizar, você pode incrementar com outros tipos de proteína como linguiças de frango ou suína que hoje em dia possuem ingredientes adicionais para oferecer aos consumidores um sabor diferenciado, como azeitonas, alho e pimenta, rúcula e tomate seco, queijo e bacon.

 

Cortes de frango também são bem-vindos e ficam muito suculentos assados na grelha da churrasqueira. Para dar um sabor para lá de especial, capriche no tempero para uma boa marinada e o sucesso é certo!

 

Se entre os convidados estiver alguém com uma alimentação mais light ou mesmo vegetariana, uma boa opção são os espetinhos de vegetais ou vegetais grelhados. Além de leves, os legumes assados assim podem ser temperados com limão, alho e o que mais você gostar para ficarem ainda mais saborosos.

Frutas em cubos assadas na grelha também farão sucesso entre aqueles que não dispensam um doce e podem ser servidas em espetinhos.

 

Uma boa farofa também não pode faltar no seu churrasco. Além de versátil, você pode optar por um sabor diferenciado e preparar uma farofa agridoce com bananas, seus convidados vão adorar.

 

Além do vinagrete tradicional de todos os churrascos, ofereça aos seus convidados uma boa salada. Faça um mix de folhas variadas, legumes e incremente com molhos que poderão ser servidos à parte na hora que cada convidado fizer seu prato.

 

Outra boa opção que nunca falha é a maionese de legumes! Essa tem lugar garantido em qualquer bom churrasco!

 

O arroz branco também costuma estar presente em todo churrasco, mas se você quer variar esta versão, procure acrescentar brócolis ou outro vegetal, como cenoura.

 

Outras boas opções para acompanhamento do seu churrasco são a mandioca cozida e a polenta frita. Ambas são simples e fáceis de fazer, além de agradar a praticamente todos os paladares, de adultos às crianças.

 

Um acompanhamento que também faz sucesso entre os brasileiros na hora do churrasco é um bom feijão tropeiro. Feito quase como uma farofa, este prato leva bacon, calabresa, couve manteiga, ovos e seus temperos a gosto, tornando-se quase uma refeição completa!